Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

SER CRISTÃO É SER ALEGRE

Deus é tudo! Quem vive esta verdade tem motivos suficientes para ter sempre um coração em festa” (São Francisco de Assis).

Não basta fazer a vontade de Deus é preciso fazê-la com alegria” (São Francisco de Assis).

Sempre fui um fã de São Francisco e me tornei ainda mais quando descobri que uma de suas características era a ALEGRIA.

O Papa Francisco disse ontem em Aparecida; “ Ser cristão é ser alegre”. Acredito que até nisso o Papa fará mudanças, tornando menos sisudos os rituais e menos sérios alguns padres.

Uma nota inseparável de Francisco de Assis é a alegria, que forma com ele um todo. Se a pobreza fica perfeitamente enquadrada pelo adjetivo “franciscana”, diga-se outro tanto da alegria. Quando adjetivada de franciscana, ela forma um todo e evoca a alegria na sua pureza mais lídima e na sua expressão mais concreta.
Com freqüência, era visto empunhando um galho que manejava como se fosse um violino. Como aprendera o francês de sua mãe e, com a língua, as canções da Provence, quando o júbilo o inundava, punha-se a cantar em francês os louvores de Deus.
Segundo um biógrafo contemporâneo: Francisco esforçava-se por conservar a alegria espiritual interior e exterior. Não lançava mão apenas de seu gênio alegre e amável e de seu trato cavalheiresco e agradável, mas empregava um constante esforço, através da reflexão e da contemplação, para alicerçar esta alegria. Por isso, os acontecimentos, ainda que de caráter sério, não lhe anuviavam o semblante, não lhe maculavam a palavra, não lhe entristeciam o interior. Sabia que, além de tudo e depois de tudo, há uma solução.
Se pobre é um adjetivo que caracteriza e descreve Francisco de Assis, alegre tem o mesmo peso e o mesmo brilho e sua ausência tornaria incompleta qualquer definição deste Santo, que nos legou uma “espiritualidade sempre jovem”, evocando jovem como sinônimo de alegria.
“ .........e ainda se vier noite traiçoeira, se a cruz pesada for, Cristo estará contigo e o mundo pode até, fazer você chorar.....mas Deus de quer sorrindo......”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seus comentários